Topo

Empresa aérea pede que Will.i.am se retrate após acusar comissário de racismo

Will.i.am concede entrevista coletiva na Cidade do México - Victor Chavez/Getty Images
Will.i.am concede entrevista coletiva na Cidade do México Imagem: Victor Chavez/Getty Images

18/11/2019 09h54

A Qantas, principal empresa aérea da Austrália, informou hoje que está pronta para oferecer assistência legal a um membro de sua tripulação acusado de racismo pelo cantor Will.i.am, do grupo The Black Eyed Peas.

O rapper embarcou em um voo de Brisbane para Sidney rumo a um show no último sábado (16), mas foi parado pela Polícia Federal australiana no portão de chegada.

Ele tuitou que foi racialmente visado por um comissário de bordo, o qual identificou por nome, após não desligar seu computador enquanto a aeronave se preparava para aterrissar, já que estava com fones de ouvido antirruído.

A Qantas, que chamou o incidente de "mal-entendido", solicitou que o cantor retirasse sua declaração.

"Na ausência de retratação, e se o membro da tripulação quiser levar o assunto adiante, certamente estaremos dispostos a fornecer apoio legal para que ele o faça", disse um porta-voz da companhia à Reuters.

A polícia confirmou ter falado com tripulantes e passageiros no aeroporto, mas disse que nenhuma medida adicional fora tomada.

"A Polícia Federal da Austrália considera essa questão finalizada", informou.

No sábado, Will.i.am tuitou: "Chamar a polícia para um passageiro por não ouvir o anúncio no P.A. devido ao uso de fones antirruído é apropriado?".

E acrescentou: "Se eu não desligasse meu computador 'em um rápido período de 2 minutos', eu entenderia. Eu cumpri com rapidez e educação, apenas para ser recebido pela polícia. Acho que virei um alvo".

Até o momento, o músico não fez nenhuma retratação nas redes sociais, mesmo com indícios de que o membro da tripulação cujo nome fora revelado recebeu ameaças online em consequência ao episódio.

O cantor disse que, se fosse rude com algum fã ou jornalista, seria publicamente citado.

"É para isso que o Twitter serve... Devemos revelar as irregularidades para que possamos ter um mundo mais seguro e com compaixão", disse will.i.am.

A Reuters tentou entrar em contato com o cantor, mas não obteve resposta até o momento da publicação da reportagem.