Topo

Manuscrito de escritora Charlotte Bronte volta à casa onde autora passou sua infância

18/11/2019 20h19

Por Michaela Cabrera

PARIS (Reuters) - Uma miniatura de um manuscrito de autoria da então adolescente escritora Charlotte Bronte está retornando à casa onde ela passou sua infância em West Yorkshire, depois do item ter sido comprado por um museu britânico em um leilão em Paris. 

O Museu Bronte Parsonage pagou 780 mil euros pelo manuscrito nunca publicado, escrito por Bronte quando ela tinha 14 anos de idade. A campanha do museu para a arrecadação de fundos foi impulsionada por um pedido da atriz Judi Dench. 

Decana do teatro e cinema britânicos e presidente honorária da Bronte Society, Dench havia apelado ao público para que ajudassem a "trazer o pequeno livro de volta para casa em Haworth" fazendo doações.

"Estão absolutamente encantados. É a segunda vez que tentam comprar esse manuscrito", disse Ed Maggs, que representou o museu na casa de leilões Drouot. "Finalmente conseguir trazê-lo de volta agora representa um grande momento". 

O manuscrito é um de uma série de periódicos escritos por Bronte e suas irmãs e batizados por elas de "The Young Gentlemen's Magazine". Sabe-se que cinco dos seis escritos por Charlotte Bronte sobreviveram e já são de propriedade do museu. 

Bronte, conhecida pelas obras "Jane Eyre" e "Villette", morreu em 1855.

(Reportagem de Michaela Cabrera)