Topo

Mural gigante de Greta Thunberg é inaugurado nos Estados Unidos

Mural de Greta Thunberg em São Francisco - Justin Sullivan/AFP
Mural de Greta Thunberg em São Francisco Imagem: Justin Sullivan/AFP

Por Saif Tawfeeq

13/11/2019 12h09

Um retrato gigantesco de Greta Thunberg foi inaugurado em São Francisco na noite de ontem com o propósito de lembrar os moradores dos perigos da mudança climática.

O mural de 18 por 9 metros foi inaugurado horas depois de Greta anunciar no Twitter que partirá dos Estados Unidos de barco hoje com destino a uma conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a mudança climática em Madri, em dezembro.

A adolescente não realiza viagens aéreas por causa de níveis altos de emissões de gases de efeito estufa.

O artista de rua argentino Andres Petreselli, que assina seus trabalhos como Cobre, disse que o retrato da ativista de 16 anos é incomum, porque normalmente ele não trata de política, religião ou esportes.

"Mas este é... sinto-me ligado à política por trás disso porque acho que é verdadeira, e se tiver que compará-lo com o resto dos murais, este é o mais político que já fiz", disse o artista, de 32 anos, sentado em um telhado com o mural ao fundo.

Petreselli pintou um mural do falecido ator Robin Williams em São Francisco que já foi demolido.

Paul Scott, diretor-executivo do OneAtmosphere.org, organização sem fins lucrativos de São Francisco que financiou a obra, disse esperar que os transeuntes fiquem "tocados" com a imagem de Greta, que mobilizou um movimento jovem global contra a mudança climática.

Greta passou os últimos três meses na América do Norte depois de chegar à cidade de Nova York de barco em 28 de agosto, fazendo um discurso em uma cúpula climática na ONU em setembro.

(Reportagem adicional de Dan Whitcomb em Culver City, Califórnia)