Topo

Ex-presidente do Parlamento ganha música eletrônica após gritos de "Order!"

07/11/2019 18h20

Os famosos gritos de "Order!" (Ordem) do ex-presidente do Parlamento britânico John Bercow saíram de Westminster e entraram em um remix que viralizou nas mãos do músico belga Michael Schack.

"John Bercow é provavelmente o político mais rock'n'roll de toda a saga do Brexit", disse Schack em entrevista à Reuters.

O vídeo, com fantoches de Bercow e do primeiro-ministro Boris Johnson, acumulou dezenas de milhares de visualizações no YouTube desde que Schack o lançou, em 24 de outubro.

As críticas às vezes irônicas de Bercow aos parlamentares e seus gritos contorcidos de "Ordem!" ao arbitrar os debates da Câmara dos Comuns sobre a tortuosa saga do Brexit fizeram dele uma das figuras mais reconhecidas na política britânica.

Schack estava procurando vocais para uma faixa dançante que ele havia produzido e mirou Bercow e suas marcas registradas depois de assistir aos debates.

"Houve um cara que se destacou. Eles tiveram três primeiros-ministros, mas é apenas um cara que é realmente o protagonista de toda a saga do Brexit", disse Shack, referindo-se a Johnson e seus antecessores Theresa May e David Cameron.

Bercow, que deixou o cargo de presidente do Parlamento na semana passada, se viu no centro de grandes momentos, e às vezes se colocava lá, no cabo de guerra do Brexit entre o Legislativo e o Executivo.

Seus gritos de "Ordem!", que ele disse quase 14.000 vezes durante seus 10 anos de mandato, segundo a BBC, o levaram à fama em todo o mundo.

Schack, um baterista e músico eletrônico da Antuérpia, disse que não sabia se Bercow tinha visto seu vídeo. "Certamente espero que ele tenha visto. Espero que ele aprecie", afirmou Schack. "Ele tem um pouco de humor."