Topo

Igreja de mártir misterioso é descoberta na Terra Santa

23/10/2019 11h52

Por Ronen Zvulun

JERUSALÉM (Reuters) - Uma igreja da era bizantina construída em homenagem a um mártir não identificado foi desencavada perto de Jerusalém após uma escavação de três anos, disseram pesquisadores de Israel nesta quarta-feira.

A operação revelou pisos decorados com vastos mosaicos que retratam pássaros, frutas e plantas, afrescos coloridos e uma inscrição grega curiosa que intrigou os pesquisadores.

"Encontramos uma inscrição no pátio da igreja que dedica o local à memória de um 'mártir glorioso'", explicou Benyamin Storchan, que comandou a escavação.

A Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) estima que o santuário, situado cerca de 16 quilômetros a oeste de Jerusalém, é do século 6º.

Acredita-se que uma cripta subterrânea encontrada debaixo da parte principal da igreja abrigou os restos mortais do mártir. "Este é o local mais sagrado da igreja", disse Storchan, acrescentando que peregrinos provavelmente frequentaram o local.

Embora o mártir em questão seja desconhecido, Storchan disse que a opulência do complexo pode indicar ter se tratado de uma figura importante. Outra inscrição mostrou que o imperador bizantino Tibério II Constantino ajudou a financiar uma ampliação posterior da igreja.

"Temos conhecimento de algumas centenas de igrejas na Terra Santa, mas esta igreja supera a maioria delas de longe por seu estado de preservação e pelo envolvimento imperial que a financiou", disse Storchan.