Topo

Vietnã tira animação "Abominável" dos cinemas devido a mapa polêmico

14/10/2019 12h22

Por Khanh Vu e Phuong Nguyen

HANÓI (Reuters) - O Vietnã retirou a animação "Abominável" dos cinemas por causa de uma cena na qual um mapa mostra a "linha de nove raias" declarada unilateralmente pela China no Mar do Sul da China, noticiou a mídia estatal nesta segunda-feira.

A linha em forma de U consta de mapas chineses para ilustrar suas reivindicações sobre vastos trechos do Mar do Sul da China, entre eles porções amplas que o Vietnã considera como sua plataforma continental, onde concedeu permissões para prospecção de petróleo.

Há meses a China e o Vietnã estão enredados em um impasse sobre rotas marítimas em disputa, já que no início de julho a China despachou uma embarcação para realizar uma pesquisa de energia em águas controlada pelo Vietnã.

"Nós a revogaremos (licença do filme)", disse Ta Quang Dong, vice-ministro da Cultura, dos Esportes e do Turismo, segundo o jornal Thanh Nien. O ministério está encarregado de autorizar e censurar filmes estrangeiros.

"Abominável", que conta a história de uma menina chinesa que descobre um ieti morando em seu telhado, foi coproduzido pelo Pearl Studio de Xangai e pela DreamWorks Animation, e estreou nos cinemas vietnamitas em 4 de outubro.

O filme foi retirado no domingo depois que imagens da cena com o mapa foram amplamente compartilhadas em redes sociais.

Uma porta-voz da CJ CGV Vietnam, a maior rede de cinemas do país e uma unidade da sul-coreana CJ CGV, não quis comentar.

Uma recepcionista do estatal Centro Nacional de Cinema de Hanói disse que o Ministério da Cultura emitiu uma ordem exigindo que todos os cinemas vietnamitas parem de exibir o filme por causa da cena do mapa.

Ligações para Nguyen Thu Ha, chefe do departamento de cinema do Ministério da Cultura, não tiveram resposta nesta segunda-feira.