Topo

Ursos de parque do Alasca competem por título de mais gordo

09/10/2019 17h19

ANCHORAGE, Estados Unidos (Reuters) - Os ursos-cinzentos do Alasca que acumulam quilos para o inverno estão competindo por mais do que o último salmão da temporada – eles também disputam o título de urso mais gordo do Estado norte-americano.

A Semana do Urso Gordo se tornou uma sensação nacional na internet, onde cada um dos animais recebe votos. O evento deste ano, organizado pelo Parque e Reserva Nacional de Katmai, começou com 12 ursos.

    Suas fotos foram publicadas no Facebook para que os eleitores virtuais possam examiná-los. Até a manhã de segunda-feira, os ursos ainda na disputa eram Lefty, Grazer e Holly – esta última se tornou famosa alguns anos atrás por adotar um filhote abandonado.

    O processo de eliminação termina com uma rodada final e um campeão selecionado na terça-feira.

    Em Katmai, um parque localizado no sudoeste do Alasca conhecido por suas corridas de salmão e os enormes ursos-cinzentos que se alimentam deles, a Semana do Urso Gordo é um destaque anual.

    "É algo que valoriza a obesidade", disse Naomi Boak, representante de mídia de Katmai.

    Os ursos de Katmai precisam acumular massa corporal antes de se recolher para hibernar nas tocas no final de outubro ou no início de novembro.

    Quando estão prontos para seguir para as montanhas para sua soneca de inverno, os machos podem chegar a 454 quilos e as fêmeas a mais de 272 quilos. No verão, os ursos se congregam no rio Brooks para se empanturrar de salmão.

(Por Yereth Rosen)