Topo

Famoso "Violinista", de Chagall, foi pintado em toalha de mesa, dizem pesquisadores

13/09/2019 15h32

Por Toby Sterling

AMSTERDÃ (Reuters) - Marc Chagall, o artista franco-russo do século 20 que encantou fãs com suas obras peculiares e de cores vívidas, criou muitas de suas pinturas usando os mesmos nove pigmentos, e quase nunca usava preto, disseram pesquisadores nesta sexta-feira.

Ele também era tão pobre que seu famoso quadro "Violinista" --uma imagem de um violinista dançando em um telhado-- foi pintado em uma toalha de mesa quando Chagall era um imigrante judeu em dificuldades em Paris.

A estampa quadriculada do tecido é claramente visível em partes da pintura em que a tinta é fina, explicaram.

"Ele tinha tão pouco dinheiro que comprava telas em mercados de pulga, ele pintava em qualquer tela ao alcance das mãos", disse Meta Chavannes, tutor do Museu Stedelijk de Amsterdã. "Um lençol, uma camisola, até uma toalha de mesa".

As descobertas foram feitas por pesquisadores que passaram cinco anos estudando a grande coleção de obras de Chagall do museu.

O Stedelijk, ou museu da cidade, abriga peças de arte moderna e contemporânea e exibirá 38 obras de Chagall neste mês, além de outras peças de artistas imigrantes em Paris que mudaram a arte moderna, incluindo Picasso e Mondrian.

Chagall, que nasceu em 1887 em um vilarejo do que hoje é Belarus, partiu rumo a Paris em 1910, suportou a Primeira Guerra Mundial na Rússia, voltou à capital francesa e depois fugiu da Segunda Guerra Mundial rumo a Nova York nos anos 1940, voltando à França e trabalhando até sua morte em 1985.