Topo

Cantor Sam Smith pede tratamento por pronomes de gênero neutro "they" e "them"

13/09/2019 20h31

(Reuters) - O cantor britânico Sam Smith pediu nesta sexta-feira para ser referido sempre nos pronomes de gênero neutro da língua inglesa "they" e "them", citando uma "uma vida inteira de guerra com meu gênero". 

O músico vencedor do Grammy, de 27 anos, fez o anúncio em um post no Instagram entitulado "Meus pronomes são they/them". 

"Eu decidi me aceitar como sou, por dentro e por fora. Eu estou muito feliz e me sinto privilegiado por estar cercado de pessoas que me apoiam nesta decisão, mas estou muito nervoso para anunciar isso porque eu ligo muito para o que as pessoas pensam", disse o cantor de "Stay with Me". 

O post de Smith no Instagram rapidamente atingiu mais de 400 mil likes. 

Smith disse que é cedo demais para explicar "o que significa ser não-binário", mas o anúncio acontece seis meses depois que o cantor se anunciou nas redes sociais como "nem masculino nem feminino", mas flutuando "em algum lugar no meio". 

Smith conquistou quatro prêmios do Grammy em 2015 após lançar seu álbum de estreia "In the Lonely Hour", sobre amor não correspondido. 

Smith se junta a um número crescente de pessoas que desejam ser tratadas pelos pronomes neutros, incluindo Jill Soloway, a criadora da série de temática transgênero "Transparent", e a atriz da série "Billions" Asia Kate Dillon. 

(Reportagem de Jill Serjeant)