Topo

"Jack Ryan", série de TV da Amazon, é criticada por promover 'invasão' da Venezuela

06/09/2019 19h02

CARACAS (Reuters) - O ministro da Cultura da Venezuela acusou a série de televisão da Amazon "Tom Clancy's Jack Ryan", de promover uma invasão à nação sul-americana, após um trailer da segunda temporada parecer colocar Caracas no centro de uma conspiração global envolvendo armas nucleares.

A Venezuela, sob o presidente Nicolas Maduro, está sofrendo um colapso econômico que alimentou uma migração em massa.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mencionou, em 2017, "uma possível opção militar", enquanto discutia abordagens para a crise humanitária do país, e as autoridades costumam dizer que "todas as opções estão sobre a mesa" ao discutir a Venezuela.

Na segunda temporada de "Tom Clancy's Jack Ryan", um analista da CIA acaba em uma missão que abrange a Venezuela e a Rússia para "trazer estabilidade a um país à beira do colapso", de acordo com uma sinopse da Amazon Studios, responsável pela distribuição do programa.

O ministro da Cultura da Venezuela, Ernesto Villegas, foi ao Twitter na noite de quinta-feira para descrever o programa como: "Propaganda grosseira de guerra disfarçada de entretenimento".

"A intervenção militar da #Venezuela, colocada em cima da mesa por @realDonaldTrump e sua gangue de supremacistas fanáticos, é apoiada pela máquina de propaganda gringa. Aqui está um fragmento de suas 'ofertas culturais'", escreveu ele, anexando o trailer .

A série de suspense de ficção é baseada nos livros mais vendidos de Tom Clancy e estreia John Krasinski como Jack Ryan, um analista da CIA. A Amazon Studios, uma unidade da Amazon.com Inc, não respondeu imediatamente a uma solicitação de comentário.

(Por Brian Ellsworth, Vivian Sequera, Shaylim Valderrama e Jill Serjeant)

Seja o primeiro a comentar

Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.

publicidade