Topo

É melhor príncipe Harry voar menos do que compensar carbono, dizem ambientalistas

Chris Jackson/Getty Images
Imagem: Chris Jackson/Getty Images

Sonia Elks

Da Reuters

20/08/2019 15h33

Esquemas de compensação de carbono não se comparam a voar menos, disseram especialistas climáticos nesta terça-feira, quando o príncipe britânico Harry e sua esposa, Meghan, se depararam com uma tempestade de críticas a uma viagem em jato particular ao sul da França.

O cantor pop Elton John, que ofereceu o jato, disse nas redes sociais que "compensou" as emissões de carbono do casal ao defendê-lo das acusações de hipocrisia em sua campanha ambiental.

A compensação --que visa cancelar o dano ambiental de uma ação pagando para prevenir ou reduzir as emissões em outro local-- pode mitigar os efeitos das emissões, mas não é uma solução fácil, disse o Instituto de Desenvolvimento Externo.

"Na verdade deveria ser um último recurso... muito disso, acho, são as pessoas tentando até certo ponto salvar sua consciência", disse Andrew Scott, chefe do programa de clima e energia do centro de estudos, à Thomson Reuters Foundation.

"Quando as emissões estão na atmosfera, têm vida longa lá, e em primeiro lugar é importante tentar fazer tudo que se pode para parar de colocá-las lá, ao invés de colocá-las e pagar para alguém tirá-las em outro lugar."

Os últimos anos testemunharam um crescimento do movimento antivoo, e algumas figuras públicas, como a estudante e ativista Greta Thunberg, abdicaram totalmente das viagens de avião, enquanto ativistas ambientais célebres são cada vez mais questionados por suas viagens globais.