Topo

Elton John rebate Putin por chamar de "obsoletos" os valores liberais

Elton John e Taron Egerton em Cannes - Alberto Pìzzoli/AFP
Elton John e Taron Egerton em Cannes Imagem: Alberto Pìzzoli/AFP

28/06/2019 20h14

O cantor britânico Elton John disse hoje ter ficado profundamente incomodado com a declaração do presidente da Rússia, Vladimir Putin, de que os valores liberais estão "obsoletos" e são rejeitados pela maioria da população nos países ocidentais.

Em uma entrevista ao jornal Financial Times, Putin disse que a chanceler alemã, Angela Merkel, errou ao adotar uma política liberal em relação à imigração vinda do Oriente Médio.

"O ideal liberal pressupõe que nada precisa ser feito. Os imigrantes podem matar, roubar e estuprar com impunidade porque seus direitos como migrantes precisam ser protegidos. Que direitos são esses? Todo crime deve ter sua punição", disse Putin na entrevista.

"Então, a ideia liberal se tornou obsoleta. Ela está em conflito com os interesses de uma maioria esmagadora da população", acrescentou Putin.

Em um comunicado divulgado nesta sexta e direcionado a Putin, Elton John disse ter ficado incomodado pelas declarações na entrevista.

"Discordo fortemente da sua visão de que buscar políticas que abarquem a diversidade sexual e multicultural seja obsoleto em nossas sociedades", disse o cantor.

John, que é gay, também acusou Putin de hipocrisia por na mesma entrevista ter dito que quer a felicidade da população LGBT. Segundo noticiado, a Rússia censurou cenas gays no filme Rocketman, baseado na vida do cantor.

Putin disse que a Rússia não é homofóbica, mas que a disposição do Ocidente em abraçar a homossexualidade e a fluidez de gênero lhe parece excessiva.