Topo

Pintura de Caravaggio encontrada em sótão na França é vendida a comprador misterioso

25/06/2019 18h42

TOULOUSE, França (Reuters) - Um comprador misterioso estrangeiro arrematou uma pintura de autoria do mestre italiano Caravaggio, que havia sido descoberta há cinco anos em um sótão francês, antes que ela fosse a leilão, afirmou a casa de leilões nesta terça-feira.

O quadro, cujo valor estimado era de até 150 milhões de euros, data de 1607 e retrata a heroína bíblica Judite decapitando o general assírio Holofernes.

O leilão de "Judite e Holofernes" havia sido marcado para o dia 27 de junho na cidade francesa de Toulouse. A obra foi encontrada em 2014 pelos proprietários de uma casa em Toulouse enquanto eles investigavam um vazamento no sótão.

"A pintura foi vendida de maneira privada a um comprador estrangeiro", disseram em nota a casa de leilões Marc Labarbe e o especialista em arte Turquin em nota. "Essa venda é coberta por um acordo de confidencialidade em relação ao preço e à identidade do comprador."

A obra deixará o solo francês e será exibida em um "grande museu" que não foi identificado, disseram os leiloeiros.

A obra, que foi mantida no sótão "por pelo menos 100 anos", passou por análises exaustivas e inicialmente secretas para que sua autenticidade fosse conferida e está, surpreendentemente, em boas condições, disse Turquin anteriormente.

A pintura á a segunda de Caravaggio a retratar a decapitação de Holofernes por Judite. A primeira, que data de aproximadamente 1600, está em exibição no Palácio Barberini, em Roma.

(Reportagem de Johanna Decorse em Toulouse, e Michaela Cabrera e Luke Baker em Paris)