Topo

Cantor R. Kelly se declara inocente diante de 11 novas denúncias de abuso sexual

O cantor americano R. Kelly - Mike Pont/Getty Images
O cantor americano R. Kelly Imagem: Mike Pont/Getty Images

Gabriella Borter

06/06/2019 17h18

O cantor R. Kelly se declarou inocente diante de 11 novas acusações de agressão sexual e abuso em uma audiência em um tribunal de Chicago nesta quinta-feira, depois que promotores ampliaram um indiciamento contra o artista vencedor do Grammy e acusado de abusos há décadas.

As novas alegações, reveladas na semana passada em uma acusação formal de um tribunal do júri de Cook County, envolvem o suposto abuso de uma vítima em um período entre os 13 e 16 anos, de acordo com documentos publicados no website do jornal Chicago Sun-Times.

As alegações são centralizadas em alguém identificado apenas como J.P., sem que nenhum outro detalhe fosse providenciado. Os crimes alegados aconteceram supostamente entre maio de 2009 e janeiro de 2010.

Kelly, de 52 anos, poderia enfrentar até 30 anos de prisão se for condenado pelas novas acusações.

O cantor nega as acusações há décadas. Em 2008, ele foi julgado em um caso de pornografia infantil e não foi considerado culpado.

Não ficou claro pelo documento da denúncia se as novas acusações são relacionadas a mais recentes, mas o advogado de Kelly Steve Greenberg disse que não.

R. Kelly "NÃO foi acusado em um novo caso. Ele foi acusado novamente em um caso já existente, a mesma suposta vítima de uma década atrás. Isso não muda nada", disse Greenberg no Twitter, depois que o júri retornou a acusação formal na semana passada.

Em fevereiro, Kelly se declarou inocente de acusações de que ele teria abusado de três adolescente e de uma mulher. As acusações aconteceram após sete mulheres, incluindo sua ex-mulher, aparecerem em um documentário no canal Lifetime alegando abuso emocional e sexual.

O cantor, conhecido por hits como "I Believe I Can Fly" e "Bump N' Grind" passou um final de semana na prisão pelas acusações de crimes sexuais antes de ser liberado, após o pagamento de 100 mil dólares de fiança em 25 de fevereiro.