Topo

Equipe de filmagem protesta por lei de aborto da Argentina em Cannes

18/05/2019 15h13

CANNES, França (Reuters) - Balançando cachecóis verdes e cantando “solidariedade às mulheres”, uma equipe de filmagem e vários manifestantes transformaram o tapete vermelho de Cannes em um protesto, neste sábado, enquanto mostraram um documentário que trata de aborto. 

Revelado durante o festival de cinema na Riviera Francesa, “Que Sea Ley” ("Que seja lei"), segue a batalha para passar uma lei legalizando aborto na Argentina, onde ele é permitido apenas em casos de estupro, ou se a vida da mãe está em risco.

A lei ganhou amplo apoio, mas foi rejeitada pelo Senado do país sul-americano ano passado, e o assunto levou grandes protesto às ruas, com pessoas dos dois lados do debate.

Entusiastas pró-escolha geralmente usam lenços verdes em manifestações, enquanto aqueles que são contra o aborto carregam azuis.

Após convidar vários ativistas pelo aborto legal à estreia, o diretor do documentário, Juan Solanas entrou no tapete vermelho entre mulheres balançando cachecóis, com algumas inclusive usando vestidos e maquiagens verdes.

A exibição do filme em Cannes coincide com um novo debate nos Estados Unidos, onde o governador do Alabama assinou, esta semana, uma lei que bane quase todos os abortos, mesmo em caso de estupro e incesto.

Solanas, filho do renomado cineasta argentino Fernando “Pino” Solanas, disse à Reuters, antes da estreia, neste sábado, que ele está em um dos lados do debate.

Admitiu que seu maior desafio foi equilibrar pontos de vista dos dois lados.

“Eu fico envergonhado que essa lei não exista”, disse.

(Reportagem de Will Russell)