Topo

Livro de Michelle Obama pode se tornar a autobiografia mais vendida da história

Michelle Obama - AFP
Michelle Obama Imagem: AFP

Jörn Poltz

Berlim (Alemanha)

26/03/2019 15h35

O livro de memórias de Michelle Obama, "Minha História", pode se tornar a autobiografia mais vendida da história, disse sua editora alemã hoje, expressando a expectativa de que o relato de seu marido, Barack, sobre seus dois mandatos como presidente dos Estados Unidos, também seja um sucesso.

As lembranças da ex-primeira-dama, pelas quais ela recebeu um adiantamento estimado em mais de US$ 60 milhões da Penguin Random House, uma divisão da Bertelsmann, vendeu 10 milhões de cópias desde que foram publicadas em novembro.

"Isso as torna nosso sucesso criativo mais notável do ano passado", disse o diretor-executivo da Bertelsmann, Thomas Rabe, em uma coletiva de imprensa, relatando um aumento de 2,8 por cento na receita anual da editora de 183 anos.

michelle obama livro - Divulgação - Divulgação
Livro ""Minha História"", de Michelle Obama
Imagem: Divulgação

Barack Obama também assinou com a Penguin Random House para publicar suas memórias da Casa Branca. A Bertelsmann espera que elas saiam neste ano, mas ainda não há uma data certa.

Mas a Penguin Random House -- uma das oito divisões da Bertelsmann -- só relatou um crescimento de 1,3 por cento na receita em 2018, quando best-sellers e o aumento na venda de áudio livros ajudaram a compensar uma redução maior nos títulos impressos.

Os interesses da Bertelsmann incluem televisão, música e revistas, o que a expõe a avanços de gigantes tecnológicas do Vale do Silício como a Apple, que revelou um novo serviço de assinatura de TV e serviços de agregação de notícias na segunda-feira.

Rabe, que qualificou a Apple TV+ como "só mais uma plataforma de streaming", disse que a divisão de TV da Bertelsmann, RTL Group, manterá seu plano de ampliação dos serviços de vídeo sob demanda, apostando em conteúdos locais para atrair espectadores de seus mercados europeus.