Topo

Trump não consegue deter ação civil de difamação de ex-participante de "O Aprendiz"

14/03/2019 17h04

NOVA YORK (Reuters) - Um tribunal de apelações do Estado de Nova York rejeitou nesta quinta-feira uma tentativa do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de refutar uma ação civil de difamação apresentada por uma ex-participante do programa de televisão "O Aprendiz" ou de adiá-la para quando deixar a Casa Branca.

Em uma votação de 3 a 2 a favor de Summer Zervos, a Divisão de Apelações de Manhattan disse que a Cláusula de Supremacia da Constituição não priva cortes estaduais da autoridade de decidir casos que envolvem constituições estaduais, ainda que envolvam presidentes no exercício do cargo.

Veja também

Apesar de ela dar a entender que ele incorpora o poder executivo e tem responsabilidades significativas, "o presidente ainda é uma pessoa, e não está acima da lei", argumentou a corte.

Os juízes que votaram contra disseram que o processo iria interferir com o trabalho de Trump como presidente, e deveria aguardar até que ele deixe o cargo.

O advogado de Trump Marc Kasowitz disse que o presidente recorrerá à mais alta corte do Estado, "que esperamos que concordará com a discordância".

Advogados de Summer esperam poder questionar Trump sob juramento se ele a difamou chamando-a de mentirosa depois que ela o acusou de má conduta sexual.

A advogada de Summer, Mariann Wang, disse em um comunicado: "Ansiamos em provar a um júri que a senhorita Zervos disse a verdade sobre as apalpadas sexuais indesejadas do réu e em responsabilizá-lo por suas mentiras mal-intencionadas".

(Por Jonathan Stempel em Nova York)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Trump não consegue deter ação civil de difamação de ex-participante de "O Aprendiz" - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade