Topo

Mexicano Iñárritu presidirá o júri do Festival de Cannes de 2019

27/02/2019 09h54

PARIS (Reuters) - Alejandro González Iñárritu, diretor de "Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)" e "21 Gramas", presidirá o júri do Festival Internacional de Cinema de Cannes de 2019 em maio, tornando-se o primeiro mexicano a ocupar essa função, informaram os organizadores nesta quarta-feira.

Iñárritu, de 55 anos, conquistou o prêmio de melhor diretor em Cannes em 2006 por "Babel", filme com uma teia de narrativas que cobre três continentes e explora preconceitos culturais.

Ele também venceu Oscars de melhor diretor consecutivos em 2014 e 2015 por "Birdman", comédia de humor negro sobre um ator decadente estrelada por Michael Keaton, e "O Regresso", que tem Leonardo DiCaprio no papel de um caçador de ursos que enfrenta os elementos da vida selvagem norte-americana.

"Cannes acolhe todos os tipos de cinema, e por meio da presença do... diretor de Babel, é o cinema mexicano que o Festival estará celebrando", disseram os organizadores, incluindo Pierre Lescure, presidente do Festival de Cannes, em um comunicado.

Eles citaram "Carne y Arena" ? um projeto de realidade virtual que mostra a vida de um imigrante e foi apresentado por Iñárritu em Cannes em 2017 ? como um destaque recente do trabalho que ele lançou na França.

Os outros membros do júri da 72ª edição do festival, que vai de 14 a 25 de maio, serão anunciados em uma data posterior.

(Por Inti Landauro e Sarah White)