Filme de ficção científica chinês "The Wandering Earth" arrecada US$440 mi em 10 dias
Por Pei Li e Brenda Goh
PEQUIM (Reuters) - O primeiro filme de ficção científica chinês de grande sucesso, "The Wandering Earth" (a terra nômade), arrecadou 3 bilhões de iuanes (443 milhões de dólares) nas bilheterias em menos de 10 dias, o que o coloca a caminho de se tornar o filme mais lucrativo da história do país.
Baseado em uma história do escritor Liu Cixin, o filme sobre um grupo de astronautas chineses que tentam salvar o mundo da órbita de um sol instável estreou em 5 de fevereiro, o primeiro dia do feriado do Ano Novo Lunar.
"É um gênero que a maior parte dos chineses nunca viu, e realmente comoveu as pessoas", disse Wu Jian, analista da Alibaba Pictures radicado em Pequim, acrescentando que o filme atraiu famílias aos cinemas durante o período tradicional de reunião.
Cifras publicadas nesta quinta-feira na conta oficial do filme no Weibo, plataforma chinesa semelhante ao Twitter, mostram que a quantidade de ingressos foi atingida em 9 dias e 16 horas, o que analistas e a mídia disseram ter quebrado o recorde de 10 dias e 15 horas de "Wolf Warrior 2".
Produção patriótica à la Rambo, "Wolf Warrior 2" foi a maior bilheteria da China, rendendo 5,7 bilhões de iuanes no ano passado.
Analistas preveem que a venda de ingressos para "The Wandering Earth" pode chegar a 5 bilhões de iuanes ou mais, e Wu disse que ele chamou mais atenção do que comédias como "Crazy Alien", de Ning Hao, "The New King of Comedy", de Stephen Chow, e "Pegasus", de Han Han.
O filme também foi mencionado no comunicado do Ministério das Relações Exteriores chinês nesta semana.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.