Topo

Filme do Festival de Berlim explora luta de supremacista branco para mudar de vida

Jamie Bell em cena de "Skin" - Reprodução
Jamie Bell em cena de "Skin" Imagem: Reprodução

Michelle Martin*

Berlim (Alemanha)

12/02/2019 14h17

Um notório supremacista branco é submetido a uma dolorosa cirurgia a laser para remover as tatuagens de extrema-direita que cobrem seu rosto, em um filme no Festival de Cinema de Berlim, e tenta desesperadamente escapar do movimento em que se transformou sua família substituta.

Inspirado em uma história real, "Skin" explora a vida de Bryon, um skinhead que é levado por fervorosos supremacistas brancos após uma infância conturbada. Ele participa de um comício racista e rasga o rosto de um homem negro com uma faca, em uma demonstração de orgulho branco.

Mas ele começa a mudar quando se apaixona por Julie, que abandonou o movimento de extrema-direita, levando Bryon a tentar acompanhá-la.

Seus ex-amigos o rastreiam, espancam e intimidam. Em desespero, ele se volta a Daryle, um homem negro que ajuda pessoas a abandonarem o movimento supremacista branco em troca de informação. Ele encontra um doador rico que concorda em pagar pela cirurgia a laser de Bryon.

O diretor israelense Guy Nattiv, de 45 anos, conheceu o Bryon Widner da vida real para se preparar para o filme. Nattiv disse que o mundo parece louco agora, então ele achou que valia à pena contar histórias sobre esperança, redenção e perdão, como a de Bryon.

"Meus avós são sobreviventes do Holocausto e foi muito importante para mim mostrar que nessa escuridão há uma luz e pessoa que está fazendo a mudança para se tornar uma pessoa melhor."

O ator britânico Jamie Bell, que interpreta Bryon, disse que o filme coloca uma questão: se você tem ódio em seu coração, mas passa por dois anos de tratamento para remover a tinta odiosa de sua pele "você mudou? mudou completamente?"

Colaborou Hanna Rantala*