Topo

"Roma" triunfa no Bafta, e "A Favorita" lidera em número de troféus

11/02/2019 08h57

Por Marie-Louise Gumuchian

LONDRES (Reuters) - O filme de época "A Favorita" foi o grande vencedor da premiação da Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas (Bafta) no domingo, quando ficou com sete troféus, mas "Roma", título em preto e branco do Netflix, levou o prêmio de melhor filme, assim como o de diretor, na maior honraria do cinema britânico.

O filme semi-autobiográfico de Alfonso Cuarón, que trata de uma empregada doméstica nos anos 1970 no México, já conquistou uma série de prêmios nesta temporada de premiações, o que consolidou sua trajetória rumo a um possível sucesso no Oscar.

Aclamado pela crítica, ele venceu em quatro categorias, incluindo fotografia e filme estrangeiro.

"Ver um filme sobre uma empregada doméstica indígena cativar desta maneira em uma era na qual o medo e a raiva propõem nos dividir é tudo para mim", disse Cuarón ao aceitar o prêmio de melhor filme.

"Regredir a um mundo de separação e isolamento não é solução para nada", acrescentou ele no momento em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, exige a construção de um muro na fronteira de seu país com o México.

Cuarón agradeceu o Netflix por apostar no filme, que é em espanhol e recebeu 10 indicações ao Oscar, inclusive de melhor filme, um grande reconhecimento para o site de streaming.

"Se eles fazem bons filmes, devem ser reconhecidos... estou muito feliz por eles estarem acolhendo a diversidade... em um momento no qual a experiência de ir ao cinema se tornou tão elitizada", disse Cuarón no tapete vermelho a respeito do Netflix.

"Só espero que isso aumente a concorrência. E o que é muito necessário é um equilíbrio entre os dois modelos econômicos ? as salas de cinema e as plataformas (de streaming), porque isso só será bom para o cinema."

"A Favorita", que Olivia Colman estrela como a rainha britânica Anne do século 18, recebeu sete Baftas, entre eles os de melhor filme britânico, roteiro original, produção, figurino e cabelo e maquiagem.

Olivia, que retrata uma monarca frágil e intempestiva, venceu a disputa de melhor atriz, uma vitória esperada por muitos. Sua colega de elenco Rachel Weisz ficou com a estatueta de melhor coadjuvante, para a qual Emma Stone, com quem ambas contracenaram, também foi indicada.

"Estamos tendo uma noite maravilhosa, não estamos? Vamos ficar muito (bêbadas) mais tarde", disse Olivia às suas colegas indicadas ao receber o prêmio muito ovacionada.