Topo

Bafta suspende diretor Bryan Singer de indicação de "Bohemian Raphsody"

07/02/2019 12h58

LONDRES (Reuters) - A Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas (Bafta) suspendeu o diretor Bryan Singer da lista de indicados que representam "Bohemian Raphsody" na premiação de domingo devido a suspeitas de assédio sexual.

Singer, de 53 anos, foi nomeado ao lado do produtor Graham King e do roteirista Anthony McCarten pela cinebiografia da banda Queen na categoria de Melhor Filme Britânico.

Mas, em um comunicado publicado em seu site na noite de quarta-feira, a Bafta afirmou que o diretor foi notificado de que sua nomeação estava suspensa "sob suspeita recente de graves acusações".

Não houve retorno imediato de Singer e de seus advogados a emails enviados em busca de comentários. Também não houve resposta de seu agente na Califórnia fora do horário de trabalho.

"A Bafta considera o suposto comportamento como inaceitável e incompatível com nossos valores. Isso fez com que a nomeação de Singer fosse suspensa", disse a Bafta.

"Estamos cientes de que o senhor Singer nega as acusações. O cancelamento de sua indicação permanecerá em voga até que o desfecho do caso seja solucionado".

O comunicado da Bafta não forneceu detalhes sobre as alegações.

No último mês, a revista norte-americana "The Atlantic" publicou um artigo no qual quatro homens acusaram Singer de assédio sexual, inclusive de terem sido molestados ou seduzidos pelo diretor apesar de serem menores de idade.

Em um comunicado para a revista Deadline à época da publicação da matéria, Singer negou as acusações, declarando que o artigo da The Atlantic era "homofóbico".

A Bafta informou que "Bohemian Raphsody" continua concorrendo na categoria de Melhor Filme Britânico e que "em respeito ao filme, os outros indivíduos creditados permanecem nomeados".

A premiação acontece no domingo em Londres.