Topo

Angelina Jolie visita campos de refugiados rohingyas em Bangladesh

04/02/2019 16h53

Por Naimul Karim

DACA (Thomson Reuters Foundation) - A atriz Angelina Jolie visitou nesta segunda-feira o maior assentamento de refugiados do mundo, que abriga cerca de 1 milhão de muçulmanos rohingya, em uma tentativa de colocar a luta deles de volta nas manchetes antes da Organização das Nações Unidas (ONU) fazer um apelo por 920 milhões de dólares de financiamento.

Mais de 730 mil rohingyas fugiram de Mianmar, país majoritariamente budista, 18 meses atrás, após uma onda de repressão militar descrita como um tipo de ?limpeza étnica? por investigadores da ONU, e estão morando em campos de refugiados em Bangladesh sem sinal de que irão se mudar.

Um porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) disse que Angelina Jolie, uma enviada especial da agência, passará três dias visitando os campos para ?avaliar? as necessidades dos rohingyas e os desafios que Bangladesh enfrenta para recebê-los.

Angelina, de 43 anos, também irá se encontrar com a primeira-ministra de Bangladesh, Sheikh Hasina, que tem sido elogiada internacionalmente por se comprometer a não repatriar nenhum rohingya involuntariamente, e com o ministro de Relações Exteriores do país, AK Abdul Momen.

O porta-voz do Acnur disse que as falas de Angelina irão se centrar ?na necessidade de soluções seguras e sustentáveis para a luta de uma das minorias mais perseguidas, os rohingyas?.

Segundo o porta-voz, a visita acontece antes do lançamento de um novo apelo que busca arrecadar 920 milhões de dólares para continuar a atender às necessidades básicas dos rohingyas. No ano passado, as agências da ONU solicitaram 950,8 milhões de dólares para a situação dos rohingyas.