Topo

Prêmio do Sindicato dos Atores aumenta chances de "Pantera Negra" no Oscar

Lisa Richwine e Steve Gorman

De Los Angeles (EUA)

28/01/2019 11h11

"Pantera Negra", louvado por seu elenco de maioria negra e pela celebração vibrante da cultura africana, conquistou o principal prêmio do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos neste domingo (27), ganhando força antes da cerimônia do Oscar, que acontecerá em 24 de fevereiro.

"Pantera Negra", da Marvel Studios, foi premiado pelo melhor elenco, um triunfo surpreendente sobre o favorito "Nasce Uma Estrela", refilmagem de um musical estrelada por Bradley Cooper e Lady Gaga, que saiu sem nenhum troféu.

"Pantera Negra" vence o SAG Awards de melhor elenco - Frederic J. BROWN / AFP - Frederic J. BROWN / AFP
"Pantera Negra" vence o SAG Awards de melhor elenco
Imagem: Frederic J. BROWN / AFP

Glenn Close foi escolhida como melhor atriz de filme pelo retrato de uma esposa dedicada em "A Esposa", e Rami Malek foi eleito melhor ator de filme por sua interpretação do vocalista do Queen, Freddie Mercury, em "Bohemian Rhapsody".

Os prêmios do Sindicato dos Atores dos EUA, o maior de seu tipo em Hollywood, são acompanhados com atenção porque os atores formam o maior grupo de eleitores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que concede as estatuetas do Oscar.

"Pantera Negra" cativou as plateias, tornando-se o segundo maior filme em bilheteria mundial de 2018, e foi aplaudido por ser um marco da diversidade em Hollywood.

"Não achei que teria que discursar", disse o protagonista Chadwick Boseman, chocado, no palco ao lado de seus colegas de elenco.

Boseman disse que todos seus colegas "sabem como é ouvir que não existe espaço para você aparecer, embora seja jovem, talentoso e negro", referindo-se ao hino de orgulho racial de 1969 da cantora Nina Simone.

Mas, acrescentou, eles logo se deram conta de que "tínhamos algo especial que queríamos dar ao mundo".

Chadwick Boseman em cena de "Pantera Negra" - Marvel Studios/Divulgação - Marvel Studios/Divulgação
Chadwick Boseman em cena de "Pantera Negra"
Imagem: Marvel Studios/Divulgação

Malek, que derrotou Cooper e Christian Bale, astro de "Vice", louvou o personagem que encarnou. "Extraí alguma força dele que diz respeito a se impor, viver a melhor vida que você puder e ser exatamente quem você quer ser", disse ele a respeito de Freddie Mercury.

Glenn Close disse que usou o anel de casamento de sua avó na premiação depois de ficar sabendo recentemente que ela queria ser atriz --mas essa opção não estava disponível a ela, acrescentou.

A vitória de "Pantera Negra" é um sinal de que o título terá amplo apoio na corrida pelo prêmio de melhor filme no Oscar deste ano, que vem intrigando os especialistas com sua gama ampla de concorrentes e nenhum franco favorito.