Topo

Papa diz que Igreja está "ferida pelo próprio pecado", em referência a abusos sexuais

26/01/2019 16h20

CIDADE DO PANAMÁ (Reuters) - O papa Francisco afirmou neste sábado que a Igreja Católica estava cansada e ?ferida pelo próprio pecado?, em uma aparente referência à crise global de casos de abuso sexual.

Francisco fez o comentário na homilia da missa para padres, freiras e membros de organizações leigas católicas na recém-renovada catedral de Santa Maria Antigua, na Cidade do Panamá. Primeira da América continental, a igreja foi completada em 1716.

O papa convocou uma reunião de chefes de igrejas católicas nacionais no Vaticano entre 21 e 24 de fevereiro para discutir o que é agora uma crise global de abusos sexuais.

A reunião deverá oferecer a ele a chance de responder às críticas de vítimas de abuso de que tem falhado na administração da crise e não tem feito o bastante para responsabilizar bispos.

Em sua homilia, Francisco falou de um ?cansaço da esperança (que) vem de assistir à Igreja ferida pelo próprio pecado? e de uma Igreja ?que tão frequentemente falhou em ouvir todos esses choros?. Ele usou as palavras ?cansado?, ?cansativo? ou ?cansaço? por volta de 20 vezes em sua homilia. 

(Por Philip Pullella)