Papa diz que Igreja está "ferida pelo próprio pecado", em referência a abusos sexuais
CIDADE DO PANAMÁ (Reuters) - O papa Francisco afirmou neste sábado que a Igreja Católica estava cansada e ?ferida pelo próprio pecado?, em uma aparente referência à crise global de casos de abuso sexual.
Francisco fez o comentário na homilia da missa para padres, freiras e membros de organizações leigas católicas na recém-renovada catedral de Santa Maria Antigua, na Cidade do Panamá. Primeira da América continental, a igreja foi completada em 1716.
O papa convocou uma reunião de chefes de igrejas católicas nacionais no Vaticano entre 21 e 24 de fevereiro para discutir o que é agora uma crise global de abusos sexuais.
A reunião deverá oferecer a ele a chance de responder às críticas de vítimas de abuso de que tem falhado na administração da crise e não tem feito o bastante para responsabilizar bispos.
Em sua homilia, Francisco falou de um ?cansaço da esperança (que) vem de assistir à Igreja ferida pelo próprio pecado? e de uma Igreja ?que tão frequentemente falhou em ouvir todos esses choros?. Ele usou as palavras ?cansado?, ?cansativo? ou ?cansaço? por volta de 20 vezes em sua homilia.
(Por Philip Pullella)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.