Topo

Aquarelas de Hitler são colocadas à venda por casa de leilões em Berlim

As aquarelas de Adolf Hitler - Fabrizio Bensch/Reuters
As aquarelas de Adolf Hitler Imagem: Fabrizio Bensch/Reuters

Thomas Escritt

De Belim (Alemanha)

24/01/2019 16h03

Os quadros --três aquarelas retratando uma paisagem de montanha, um rio e uma figura distante sentada debaixo de uma árvore-- não são muito diferentes de produtos à venda em mercados de pulga por todo o mundo, com a exceção do nome assinado no canto das telas: "A.Hitler".

Mas, é graças a essa atribuição ao líder do nazismo alemão, responsável por alguns dos piores crimes da história, que uma casa de leilões de Berlim espera arrecadar milhares de euros em venda na tarde desta quinta (24).

"São aquarelas de Adolf Hitler", disse Heinz-Joachim Maeder, porta-voz da casa de leilões Kloss. "Na minha opinião elas não têm nenhum valor artístico --são apenas um artesanato adequado. O valor desses objetos e o interesse da mídia se deve ao nome no canto." 

Antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial, um Hitler sem dinheiro sobrevivia trabalhando como pintor em Munique, produzindo dezenas de cartões postais e pinturas por poucas moedas.

Seu sonho anterior de se tornar um artista foi destruído quando o jovem foi rejeitado duas vezes na prova de admissão da Academia de Belas Artes de Viena.

"Se você andar pelo Sena e vir cem artistas, 80 serão melhores do que isso", disse Maeder.

A família que colocou as pinturas à venda não quis ser identificada.

Há informações de que existam centenas de outras obras de Hitler, embora a maior parte seja propriedade do Exército dos Estados Unidos, que as confiscaram depois que os aliados derrotaram o regime alemão no final da Segunda Guerra Mundial. Essa coleção nunca foi exibida.