Topo

Príncipe William entrevista naturalista David Attenborough em Davos

22/01/2019 19h40

Por Elizabeth Culliford

DAVOS, Suíça (Reuters) - O príncipe William, do Reino Unido, tornou-se entrevistador no Fórum Econômico Mundial, em Davos, nesta terça-feira, ao questionar o naturalista e apresentador de TV David Attenborough sobre o que chamou de medidas ?relutantes? dos líderes mundiais para lidar com os desafios do meio ambiente.

?Normalmente tenho que lidar com as pessoas me fazendo perguntas, então é bem legal poder virar o jogo uma vez?, brincou William, segundo na linha de sucessão ao trono britânico, com o apresentador de 92 anos.

Attenborough, responsável por programas de história natural como ?Blue Planet II? e ?Dynasties?, disse ser difícil exagerar quando se fala sobre a urgência da crise climática.

?Somos agora tão numerosos, tão poderosos, tão espalhados por toda parte... que podemos na verdade exterminar ecossistemas inteiros sem nem notar?, disse Attenborough, que nasceu apenas algumas semanas depois da Rainha Elizabeth, avó de William.

Ele elogiou o acordo climático firmado em 2015 em Paris como sendo um ponto no qual os líderes mundiais reconheceram os perigos das crescentes temperaturas, mas destacou que tal entendimento não foi universal. ?Há pessoas que se retiraram daquilo?, disse ele.

No mês passado, durante as negociações climáticas da ONU, na Polônia, Attenborough disse à Reuters que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está ?assumindo um risco? em relação a sua atitude sobre as mudanças climáticas.

O conselho do naturalista para os líderes reunidos em Davos nesta semana foi para cuidarem do mundo natural e não desperdiçarem seus recursos, de energia a alimentos.

?Podemos estragar tudo facilmente. Podemos estragar tudo sem nem mesmo perceber que estamos fazendo. E se estragarmos o mundo natural, no fim estaremos estragando a nós mesmos?.