Topo

"Pantera Negra" lidera produções populares em categoria de melhor filme do Oscar

22/01/2019 15h49

Por Lisa Richwine

LOS ANGELES (Reuters) - O filme ?Pantera Negra?, dos Estúdios Marvel, entrou para a história do Oscar nesta terça-feira ao conquistar a primeira indicação de melhor filme para uma produção de super-heróis, à medida que sucessos de bilheteria começam a ocupar espaço na premiação recentemente dominada por títulos considerados mais artísticos.

Outros sucessos de público entre os oito indicados para o principal prêmio da indústria cinematográfica incluem a nova versão do musical ?Nasce uma Estrela? e o filme biográfico "Bohemian Rhapsody".

A inclusão de filmes populares contrasta com os últimos anos, quando a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood deu preferência a dramas independentes com pequenos públicos, deixando de lado sucessos comerciais como ?Mulher-Maravilha?.

A Academia tentou solucionar a questão em agosto, propondo a criação de uma nova categoria para filmes populares, mas a ideia foi rapidamente descartada após críticas de que criaria um sistema de dois patamares para filmes populares e produções menos convencionais.

As indicações desta terça-feira mostram que as produções populares invadiram a disputa de melhor filme. O setor reflete ?a perfeita interseção entre arte e negócios?, disse Paul Dergarabedian, analista sênior da empresa de métricas Comscore.

?A Academia está claramente homenageando os sucessos de bilheteria este ano?, disse, ?e está reconhecendo suas contribuições para a arte do cinema e, portanto, reconhecendo o nível de talento envolvido?.

Ter filmes amplamente assistidos na disputa pode ajudar a aumentar a audiência da cerimônia do dia 24 de fevereiro transmitida pela ABC, da Walt Disney. No ano passado, o evento atingiu o menor público de sua história, e críticos dizem que uma lista de indicados pouco conhecidos pode ter sido um dos motivos.

?Pantera Negra? foi a maior bilheteria de 2018 nos Estados Unidos e no Canadá e a segunda maior do mundo, arrecadando 1,3 bilhões de dólares. Lançado pela Marvel, da Disney, a produção foi o primeiro filme de super-herói a contar com um elenco majoritariamente negro.

O filme foi elogiado por levar o orgulho e a beleza africana às telas. A produção recebeu sete indicações no total.

Adversários incluem o filme da 21st Century Fox "Bohemian Rhapsody", sobre o falecido vocalista da banda Queen, Freddie Mercury, que arrecadou 798 milhões de dólares na bilheteria global e ?Nasce uma Estrela?, da Warner Bros, com bilheteria de 409 milhões de dólares.