Topo

Netflix está no páreo para o Oscar de melhor filme com "Roma"

22/01/2019 19h02

Por Lisa Richwine

LOS ANGELES (Reuters) - O Netflix emplacou nesta terça-feira sua primeira indicação na categoria de Melhor Filme, a mais prestigiosa do Oscar, com ?Roma?, um marco que colocará à prova a disposição do establishment de Hollywood para premiar um serviço de streaming.

?Roma? recebeu no total dez indicações ao Oscar, empatando com ?A Favorita? como filme mais indicado do ano.

Um filme em língua espanhola, ?Roma? retrata a vida de uma empregada doméstica e da família para qual trabalha no México dos anos 1970. O longa foi gravado em preto e branco e intitulado de acordo com o nome do bairro da Cidade do México em que o escritor, diretor e cinegrafista Alfonso Cuarón cresceu.

Especialistas na premiação colocam ?Roma? como favorito para vencer na categoria Melhor Filme na cerimônia do Oscar, em 24 de fevereiro, mas ressalvam haver obstáculos a superar.

Depois de mudar a indústria da televisão, o Netflix causou desconforto na indústria cinematográfica tradicional ao encorajar espectadores a trocar as salas de exibição pelo sofá de casa.

Grandes redes de salas de cinema se recusaram a exibir filmes do Netflix, e alguns dos principais diretores rejeitaram realizar produções para serem vistas sobretudo em telas pequenas.

Uma parte dos eleitores do Oscar pode relutar em premiar o Netflix, disse Scott Feinberg, colunista de premiações da revista Hollywood Reporter, mas ele acredita que essa parcela esteja diminuindo.

A essa altura, muitos atores, roteiristas, produtores e outros profissionais do cinema já trabalharam para séries e filmes do Netflix, e estão satisfeitos que a empresa do Vale do Silício tenha bolsos gordos e vontade de financiar trabalhos artísticos, avaliou.

"A essa altura, estão aceitando que eles estão aqui, que não vão embora e que não são esse bicho papão como foram pintados?, disse ele.

?Roma? também terá que superar o fato de que nenhum filme em língua estrangeira jamais venceu o Oscar de melhor filme.