Topo

Começa festival de inverno de 1 mês em cidade chinesa de Harbin

05/01/2019 16h01

HARBIN, China (Reuters) - O nadador amador Yu Hongtao, de 50 anos, treinou durante meses na água gelada do rio Songhua para competir em um torneio de natação no gelo realizado anualmente na cidade de Harbin, no norte da China, conhecida por seu frio intenso.

"Você tem que começar a nadar no outono para que o corpo se prepare para o súbito impacto do gelo em seu sistema cardiovascular", disse Yu, um morador de Harbin. "A sensação de mergulhar na água é muito legal."

Mais de 300 homens e mulheres, usando apenas maiôs e trajes de banho comuns, enfrentaram neste sábado as águas congelantes do encontro de natação no gelo, parte do festival anual de inverno de Harbin, um dos maiores do hemisfério norte.

As temperaturas podem cair a 35 graus Celsius negativos na cidade que fica na província chinesa de Heilongjiang.

O festival, que começou neste sábado, atrai milhões de visitantes de todo o mundo todos os anos desde a criação, no início dos anos 1980.

Os destaques incluem passeios de trenó no rio Songhua, casamentos em massa e imponentes esculturas de gelo e neve esculpidas por milhares de artistas e trabalhadores.

(Reportagem de Joyce Zhou e Ryan Woo)