Topo

"Justiça" é eleita palavra do ano de 2018 pelo dicionário Merriam-Webster

18/12/2018 11h19

Por Gabriella Borter

(Reuters) - O termo "justiça" foi o que as pessoas mais procuraram no Merriam-Webster, um dos dicionários mais populares do mundo, que elegeu o princípio de ser justo como a palavra do ano de 2018.

Os usuários procuraram a palavra 74 por cento a mais do que em 2017, disse Meghan Lunghi, porta-voz da companhia, que afirma ser o "dicionário mais confiado da América".

O aumento foi resultante de usos específicos da palavra, como "obstrução da justiça", depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o secretário de Justiça, Jeff Sessions, deveria deter a investigação do procurador especial Robert Mueller sobre o papel da Rússia na eleição de 2016, disse a empresa em comunicado.

"Muitas vezes são palavras familiares para conceitos abstratos que ficam entre as palavras mais consultadas", disse Emily Brewster, editora-associada do Merriam-Webster, no comunicado. "Quando palavras comuns como justiça são usadas em contextos que são muito específicos, técnicos ou legais, as pessoas as consultam no dicionário em busca do detalhe e da nuance que a definição pode oferecer".

Além de "Justiça", as palavras "desinformação" e "tóxico", também foram escolhidas como palavras do ano pelos dicionários Dictionary.com e Oxford, respectivamente.

Entre outros termos muito procurados no Merriam-Webster em 2018 estão, "nacionalismo", "pansexual", "epifania", "respeito" e "excelsior".

(Por Gabriella Borter)