Topo

Mauricio de Sousa ganhará série biográfica na National Geographic

Mauricio de Souza com o Floquinho da vida real - Reprodução/Instagram/@mauricioaraujosousa
Mauricio de Souza com o Floquinho da vida real Imagem: Reprodução/Instagram/@mauricioaraujosousa

Lucila Sigal

De Buenos Aires (Argentina)

05/12/2018 20h00

O premiado cartunista brasileiro Mauricio de Sousa, criador dos famosos personagens da "Turma da Mônica", revisitará sua carreira de quase 60 anos em um novo documentário reality da série "BIOS" que a National Geographic estreará em 2019, segundo informou o canal à agência de notícias Reuters em entrevista exclusiva antes do lançamento oficial. 

Mauricio, de 83 anos, será o quarto personagem latino-americano a fazer parte da série "BIOS. Vidas que marcaram a sua", depois da estreia dos programas sobre os músicos argentinos Charly García e Gustavo Cerati, e sobre o mexicano Alex Lora.

O programa mostrará em dois episódios de uma hora um material inédito e contará com a colaboração diante e de trás das câmeras de Mauricio e de sua filha Mônica, que dá nome à protagonista dos quadrinhos da "Turma da Mônica". 

O comediante Fabio Porchat conversará com Sousa e relembrará sua trajetória desde a criação dos famosos personagens brasileiros dos quadrinhos. 

A série promete revelar arquivos inéditos e contar momentos únicos em uma recapitulação desde sua infância, passando pelo parque de diversões "Parque da Mônica" e por seu estúdio em São Paulo. 

"Mauricio de Sousa segue totalmente vigente há 60 anos. Não pode caminhar nem duas quadras pois o povo o para, abraça, é um ídolo total no Brasil e aos 83 anos segue trabalhando como quando começou", disse à Reuters por telefone Fernando Semenzato, vice-presidente sênior de produções originais da National Geographic na América Latina. 

"Estamos começando agora a gravar com ele sua história e a revisar todo o arquivo de material que temos", acrescentou. 

A princípio, o programa será transmitido no Brasil e na NatGeo Mundo, que é o canal da National Geographic para o mercado hispânico nos Estados Unidos. 

"Os quadrinhos da Turma da Mônica fazem parte da história de todos os brasileiros e durante as últimas seis décadas atravessou gerações. Com este documentário, oferecemos a oportunidade de redescobrir Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e outros dos 250 personagens criados por Mauricio", disse em um comunicado Michel Piestun, vice-presidente sênior e gerente geral da Fox Networks Group Brasil. 

A produtora Mauricio de Sousa já publicou mais de 1 bilhão de revistas, exporta para mais de 30 países e atualmente representa mais de 80 por cento da venda de quadrinhos no Brasil.