Unesco declara reggae tesouro cultural global
PARIS (Reuters) - A Unesco declarou o reggae, ritmo musical jamaicano que se espalhou pelo mundo com seus pedidos de justiça social, paz e amor, um tesouro global que deve ser preservado.
Nascido nos bairros pobres de Kingston na década de 1960, o reggae refletiu tempos difíceis e dificuldades, mas também era uma música alegre e dançante com suas batidas diferenciadas.
O artista e compositor mais famoso do gênero, o falecido Bob Marley, se tornou uma estrela mundial com sucessos como "No Woman, No Cry" e "Get Up, Stand Up". Outros nomes notáveis incluem Jimmy Cliff e Toots and the Maytalls.
Grupos como o The Clash incorporaram as batidas encorpadas e o viés político em suas próprias músicas, levando-as a uma audiência maior. O gênero se tornou conhecido do Reino Unido ao Brasil.
"Sua contribuição para o discurso internacional nos temas de injustiça, resistência, amor e humanidade ressaltam as dinâmicas do elemento como sendo ao mesmo cerebral, sócio-político, sensual e espiritual", disse a Unesco em nota.
(Por Sudir Kar-Gupta)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.