Topo

Veterano da 2ª Guerra e ativista britânico Harry Leslie Smith morre aos 95 anos

28/11/2018 14h43

(Reuters) - Harry Leslie Smith, veterano britânico da Segunda Guerra Mundial que se tornou um ativista antipobreza renomado, morreu na terça-feira aos 95 anos.

Instigado pela crise econômica global de 2008, Smith passou a escrever e discursar publicamente sobre questões políticas já com mais de 80 anos e ficou famoso por um discurso sobre justiça social em uma conferência do Partido Trabalhista em 2014.

    Em fevereiro o dono de um blog e um podcast anunciou que faria uma turnê mundial a locais que abrigam refugiados "para documentar esta tragédia evitável que pode nos levar a outra guerra horrível como a que ajudei a travar contra Hitler".

    Ele estava no Canadá, um dos destinos de sua turnê, quando sofreu uma queda e foi hospitalizado em Belleville, Ontário, com uma possível pneumonia na semana passada.

    "Às 3h39 desta manhã, meu pai Harry Leslie Smith morreu. Estou órfão", tuitou seu filho John, que assumiu a conta de Twitter do pai, @Harryslaststand, que tem um quarto de milhão de seguidores, também na semana passada.

    Smith sobreviveu à depressão econômica britânica do pré-guerra em condições de pobreza extrema e passou grande parte do resto da vida fazendo campanha para que outros não sofressem o mesmo, disse seu filho. Além de ser um porta-voz do sistema de saúde e dos refugiados, Smith escreveu vários livros depois que fez 87 anos.

    (Por Brendan O'Brien)