Topo

Jorge Drexler é grande vencedor do Grammy Latino de 2018

16/11/2018 12h14

(Reuters) - O cantor uruguaio Jorge Drexler foi o grande vencedor da 19ª edição do Grammy Latino, levando para casa os prêmios de música e gravação do ano por "Telefonía" e de melhor álbum como cantor e compositor por "Salvavidas de hielo", em cerimônia marcada por referências à situação dos imigrantes pelo mundo.

Os prêmios foram entregues na noite de quinta-feira na arena MGM Grand Garden, de Las Vegas, em evento que contou com discursos políticos e com vaias da plateia em reação à ausência de Luis Miguel, vencedor do prêmio de melhor álbum do ano pelo disco "México por siempre!".

"Vou me encarregar de entregâ-lo pessoalmente", disse Thalía ao anunciar o prêmio e dizer que o cantor não pôde comparecer ao evento, enquanto tentava controlar as vaias com um sorriso.

Outros grandes vencedores do prêmio incluem a mexicana Natalia Lafourcade, que levou a estatueta de melhor álbum folclórico por seu disco "Musas Vol.2".

"Nossos corações estão com vocês", disse a cantora mexicana em referência aos imigrantes latino-americanos que abandonam seus países em busca de um futuro melhor.

O músico venezuelano Miguel Siso adotou o mesmo tom ao receber o Grammy Latino de melhor álbum instrumental: "Para meu amado país Venezuela, que está passando por uma crise muito forte. A ele dedico este disco, dedico este Grammy", disse ao receber a estatueta.

A cantora Maria Rita também se mostrou emocionada ao receber o prêmio de melhor álbum de samba ou pagode por seu disco "Amor e Música", e Chico Buarque levou para casa o Grammy Latino de melhor canção em língua portuguesa por "As Caravanas".

A brasileira Anaadi ganhou o prêmio de melhor álbum de pop contemporâneo na língua portuguesa e em seu discurso chamou o presidente eleito Jair Bolsonaro de "neofascista".

"O Brasil está sofrendo neste momento uma ameaça neofascista por um novo governo. Espero que as pessoas possam continuar sendo independentes", disse a cantora.

(Reportagem de Lucila Sigal)