Topo

Organização de J.K. Rowling pede para acabar com orfanatos e tráfico de crianças

Emma Batha

Londres (Reino Unido)

14/11/2018 19h21

Por Emma Batha

LONDRES (Thomson Reuters Foundation) - A organização de caridade fundada pela autora da série de livros "Harry Potter" JK Rowling pediu nesta quarta-feira a empresas, advogados e turistas que ajudem a acabar com os orfanatos e o tráfico de crianças ligado a eles.

Estima-se que 8 milhões de crianças vivam em orfanatos e outras instituições no mundo todo, no entanto, 80 por cento delas não são órfãos, diz a Lumos.

Alguns orfanatos recrutam crianças para conseguir mais doações e "explorar a boa vontade de doadores e voluntários", diz Chloe Setter, uma especialista em escravidão moderna da Lumos na Trust Conference, que é organizada pela Fundação Thomson Reuters. 

Para fornecer a orfanatos, traficantes podem enganar famílias pobres convencendo-as a entregar seus filhos com promessas de que eles receberão educação, disseram especialistas na conferência em Londres.

Setter disse que todas as instituições - algumas até bem dirigidas - eram seriamente prejudiciais à saúde e ao desenvolvimento das crianças. 

Indivíduos, governos, empresas, organizações filantrópicas, e organizações religiosas que doam a orfanatos, e turistas que visitam ou trabalham de maneira voluntária neles estão perpetuando uma forma prejudicial de cuidados e arriscam incentivar o tráfico, disse Setter. 

"Essa é uma forma de exploração em que na maioria das vezes quem incentiva são boas pessoas querendo fazer coisas boas", disse.

"Mudar corações e mentes é realmente importante nessa área particular do tráfico (...) crianças precisam de famílias, não de instituições".