Esboços de roteiro de "O Mágico de Oz" serão leiloados em Los Angeles em dezembro
Por Jill Serjeant
LOS ANGELES (Reuters) - CUma coleção de esboços do roteiro de "O Mágico de Oz" e outros materiais dos arquivos do filme de 1939 serão leiloados em dezembro e podem arrecadar até 1,2 milhão de dólares.
A Profiles in History, casa de leilões da cidade norte-americana de Los Angeles, disse nesta quinta-feira que quatro esboços de roteiro manuscritos de Noel Langley serão postos à venda.
Langley, que morreu em 1980, foi um de cerca de uma dúzia de roteiristas que trabalharam na adaptação cinematográfica do livro infantil de L. Frank Baum, que catapultou Judy Garland à fama e se tornou um clássico duradouro do cinema.
Os três primeiros roteiros originais de Langley, escritos entre 5 de abril e 14 de maio de 1938, serão vendidos juntamente com um quarto esboço, escrito por Florence Ryerson e Edgar Allan Woolf, e um quinto esboço de Langley datado de agosto de 1938.
"É o manuscrito mais importante da história de Hollywood", disse Brian Chanes, responsável pelas consignações da Profiles in History, à Reuters.
Chanes disse que as mais de 150 páginas de notas manuscritas e páginas são "a gênese de 'O Mágico de Oz', documentando seu desenvolvimento e mudanças do primeiro esboço à versão final".
Cerca de 16 fotos de efeitos especiais, incluindo a sequência do tornado que transporta Dorothy do Kansas para a terra encantada de Oz, serão incluídas no lote único.
O arquivo está sendo vendido por um colecionador particular anônimo que o comprou anos atrás do falecido colecionador de suvenires Forrest J. Ackerman, de Los Angeles, disse Chanes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.