Topo

Esboços de roteiro de "O Mágico de Oz" serão leiloados em Los Angeles em dezembro

08/11/2018 15h55

Por Jill Serjeant

LOS ANGELES (Reuters) - CUma coleção de esboços do roteiro de "O Mágico de Oz" e outros materiais dos arquivos do filme de 1939 serão leiloados em dezembro e podem arrecadar até 1,2 milhão de dólares.

A Profiles in History, casa de leilões da cidade norte-americana de Los Angeles, disse nesta quinta-feira que quatro esboços de roteiro manuscritos de Noel Langley serão postos à venda.

Langley, que morreu em 1980, foi um de cerca de uma dúzia de roteiristas que trabalharam na adaptação cinematográfica do livro infantil de L. Frank Baum, que catapultou Judy Garland à fama e se tornou um clássico duradouro do cinema.

    Os três primeiros roteiros originais de Langley, escritos entre 5 de abril e 14 de maio de 1938, serão vendidos juntamente com um quarto esboço, escrito por Florence Ryerson e Edgar Allan Woolf, e um quinto esboço de Langley datado de agosto de 1938.

    "É o manuscrito mais importante da história de Hollywood", disse Brian Chanes, responsável pelas consignações da Profiles in History, à Reuters.

    Chanes disse que as mais de 150 páginas de notas manuscritas e páginas são "a gênese de 'O Mágico de Oz', documentando seu desenvolvimento e mudanças do primeiro esboço à versão final".

    Cerca de 16 fotos de efeitos especiais, incluindo a sequência do tornado que transporta Dorothy do Kansas para a terra encantada de Oz, serão incluídas no lote único.

    O arquivo está sendo vendido por um colecionador particular anônimo que o comprou anos atrás do falecido colecionador de suvenires Forrest J. Ackerman, de Los Angeles, disse Chanes.