Topo

Oprah apoia democrata Stacey Abrams em corrida histórica pelo governo da Geórgia

01/11/2018 17h13

Por Amy Tennery

(Reuters) - A magnata da mídia Oprah Winfrey usou seu prestígio nesta quinta-feira a favor de Stacey Abrams, democrata do Estado norte-americano da Geórgia que tenta se tornar a primeira governadora negra dos Estados Unidos, mas disse não ter aspirações políticas próprias.  

"Estou aqui hoje porque Stacey Abrams se importa com as coisas que contam", disse Oprah a uma plateia animada na sede de governo do condado de Cobb, citando a postura da candidata quanto à proteção ambiental, ao sistema de saúde e ao controle de armas.

Oprah, que diz estar registrada como independente, vem defendendo causas associadas ao Partido Democrata há tempos, e no início do ano alguns fãs tentaram estimulá-la a concorrer contra o presidente republicano Donald Trump em 2020.

"Não quero concorrer, ok?", disse ela ao público. "Não estou testando as águas, não quero entrar nestas águas".       

    Oprah, de 64 anos, apoiou o democrata Barack Obama antes de ele concorrer à Casa Branca em 2008 e fez campanha pelo presidente de dois mandatos.

A corrida disputada entre Stacey, ex-líder da Câmara dos Deputados estadual, e Brian Kemp, adversário republicano que é secretário de Estado da Geórgia, foi ofuscada por acusações de supressão de eleitores.