Topo

Tese de PhD e cadeira de rodas de Stephen Hawking irão a leilão online

30/10/2018 14h47

LONDRES (Reuters) - De uma cópia da tese de PhD a uma cadeira de rodas, itens que pertenceram a Stephen Hawking irão a leilão, dando aos fãs do falecido físico britânico, famoso por seu trabalho sobre as origens do universo, uma chance de adquirir algumas de suas posses.

Conhecido por sua pesquisa aclamada sobre buracos negros, Hawking, que sofria de esclerose lateral amiotrófica e falava com um sintetizador de voz eletrônico, morreu em março aos 76 anos.

"Nos Ombros de Gigantes", que também conta com documentos de autoria de Isaac Newton, Charles Darwin e Albert Einstein, terá 22 lotes do espólio de Hawking, inclusive uma de cinco cópias conhecidas de sua tese de PhD, "Propriedades dos universos em expansão", avaliada entre 100 mil e 150 mil libras esterlinas.

    "Stephen Hawking era uma grande personalidade mundial. Ele tinha uma habilidade incrível para se conectar com as pessoas", disse Thomas Venning, chefe do departamento de livros e manuscritos da casa de leilões Christie's de Londres, à Reuters.

    "A ideia... era proporcionar algo que fosse acessível aos seus admiradores para que as pessoas pudessem se conectar com ele e lembrar sua história extraordinária".

    Também estará à venda uma cópia de seu grande sucesso, "Uma Breve História do Tempo", assinada com sua impressão de polegar, avaliada entre duas e três mil libras esterlinas, e prêmios e medalhas recebidas pelo cientista, estimados entre 10 mil e 15 mil libras esterlinas.

    Outros documentos, um convite de uma recepção de "Time Travellers" e uma cadeira de rodas motorizada que Hawking usou também serão oferecidos no leilão pela internet entre 31 de outubro e 8 de novembro.

    (Por Hanna Rantala)