Topo

Christie's terá primeiro leilão de arte criada por inteligência artificial

23/10/2018 17h48

Por Barbara Goldberg

NOVA YORK (Reuters) - A casa de leilões Christie's, que já vendeu quadros de Picasso e Monet por valores recorde, está pronta para atingir outro marco nesta terça-feira com o primeiro leilão de uma peça de arte criada por inteligência artificial (IA).

O "Retrato de Edmond Belamy" mostra um homem ligeiramente borrado vestindo um casaco preto com colarinho branco, e seu posicionamento descentralizado deixa espaço branco o suficiente para mostrar a assinatura do artista como "min max Ex[log(D(x))] + Ez[log(1-D(G(z)))].

Embora esse seja o primeiro leilão de um quadro gerado por inteligência artificial, alguns veem a peça como mais um retrato vendido na Christie's.

"Pode não ter sido pintado por um homem vestindo uma peruca empoeirada, mas é exatamente o tipo de trabalho que temos vendido por 250 anos", disse o organizador de vendas da Christie's, Richard Lloyd, em comunicado.

O retrato que estará disponível para venda entre os dias 23 e 25 de outubro foi programado com IA pelo coletivo parisiense Obvious, cujos membros incluem Hugo Caselles-Dupré, Pierre Fautrel e Gauthier Vernier. O trabalho deve arrecadar entre 7 mil e 10 mil dólares, de acordo com a casa de leilões.

O trabalho foi produzido como um experimento "na interface entre a arte e a inteligência artificial", disse a Christie's em seu site.

(Reportagem de Barbara Goldberg)