"Carta de Deus" de Einstein pode ser arrematada por até US$1,5 mi em leilão
Uma carta manuscrita na qual o físico vencedor do Nobel Albert Einstein aborda o conceito de religião e sua própria fé judaica deve arrecadar até 1,5 milhão de dólares em leilão em Nova York.
A casa de leilões Christie's disse na quinta-feira (04) que a chamada "Carta de Deus", escrita por Einstein em 1954, será colocada para exibição ao público em San Francisco e Nova York antes do leilão de 4 de dezembro.
A carta de uma página e meia, escrita em alemão para o filósofo Eric Gutkind, é vista como um manuscrito fundamental no debate sobre ciência e religião, e é a declaração mais clara de Einstein sobre a sua visão quanto à busca universal do sentido da vida.
O cientista e filósofo escreveu a correspondência um ano antes de sua morte em 1955, e ela está sendo vendida por um colecionador independente.
"A palavra Deus para mim é nada mais que a expressão e produto da fraqueza humana, a Bíblia uma coleção de veneráveis, mas ainda primitivas lendas. Nenhuma interpretação, independentemente de quão sútil, pode (para mim) mudar algo sobre isso", escreveu Einstein.
Einstein não excluiu o judaísmo, dizendo que ele admirava e amava o seu povo, mas que não acreditava que eles eram escolhidos acima de outros.
"Para mim, a religião judaica, como todas as outras religiões, é uma encarnação da superstição mais infantil", escreveu, acrescentando: "Eu não consigo ver nada 'escolhido' sobre eles".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.