Topo

Príncipe William visita Namíbia para aprender sobre preservação de vida selvagem

24/09/2018 14h36

WINDHOEK (Reuters) - O príncipe William chegou à Namíbia nesta segunda-feira, na primeira parada de uma viagem para aprender mais sobre a preservação da vida selvagem na África, antes da realização de uma conferência sobre o tema em Londres no próximo mês.

A Namíbia possui a maior população de rinocerontes-negros do mundo, com mais de 2 mil animais da espécie cujo chifre é muito procurado por contrabandistas.

O duque de Cambridge, em visita como presidente da organização United for Wildlife, que combate o comércio ilegal de itens de vida selvagem, e patrono da Tusk, que promove a preservação, pretende compreender melhor a preservação realizada na Namíbia, disse a alta comissária do Reino Unido para o país, Kate Airey.

"O príncipe está muito entusiasmado antes da conferência para falar com o governo e também para ver essa experiência no campo", disse Airey.

A viagem, que contará com paradas na Tanzânia e no Quênia, acontece antes da realização da Conferência de Comércio Ilegal de Vida Selvagem em Londres no próximo mês.

Em 1996, a Namíbia aprovou uma legislação dando às comunidades locais o poder de criar suas próprias agências de preservação e de se beneficiar da vida selvagem e de terras comunitárias, permitindo que elas trabalhem com empresas privadas para criar seus próprios produtos de turismo.

"Nosso modelo é muito simples, mas muito eficaz porque envolvemos as comunidades. Não há nada que você possa fazer para ser bem-sucedido na preservação da vida selvagem sem envolver comunidades", disse o ministro de Turismo e Meio Ambiente da Namíbia, Pohamba Shifeta.

(Reportagem de Nyasha Nyaunga)