Topo

J. Balvin e Rosalía lideram indicações do Grammy Latino; Chico concorre a Álbum do Ano

20/09/2018 15h15

(Reuters) - O colombiano J. Balvin e a espanhola Rosalía lideram a lista de indicados aos prêmios Grammy Latinos de 2018, e Chico Buarque está entre os indicados ao prêmio de Álbum do Ano, anunciou nesta quinta-feira a Academia Latina de Gravação em comunicado.

A cantora Anitta também foi indicada e vai concorrer nas categorias Melhor Canção Urbana, com "Downtown", em parceira com J. Balvin, Justin Quiles e Alejandro Ramírez, e na categoria Melhor Fusão/Interpretação Urbana por "Sua Cara", ao lado de Pabllo Vittar.

J. Balvin lidera a lista de indicados com oito nomeações, seguido por Rosalía, com cinco, enquanto David Aguilar, Jorge Drexler, Kany García e Natalia Lafourcade receberam quatro indicações cada, assim como os produtores Mauricio Rengifo e Andrés Torres.

Concorrem na categoria Álbum do Ano artistas estabelecidos e outros em desenvolvimento de diferentes gênereos, como J. Balvin (Vibras), Chico Buarque (Caravanas), Jorge Drexler (Salvavidas de Hielo), Natalia Lafourcade (Musas, Un Homenaje al Folclore Latinoamericano en Manos de los Macorinos) e Luis Miguel (¡México por Siempre!), entre outros.

Algumas músicas indicadas na categoria Canção do Ano são "Tu Vida Mi Vida", de Fito Páez; "Antes de Ti", de Manú Jalil e Mon Laferte; Danza de Gardenias, de Natalia Lafourcade e David Aguilar Dorantes, e "La Puerta Violeta", de Rozalén.

Na categoria Melhor Álbum Vocal Pop Contemporâneo concorrem "Ser", de Axel; "Camino Fuego y Libertad", de Pablo López; "F.A.M.E.", de Maluma; "Cuerpo y Alma", de Beatriz Luengo, e "Miradas", de Nana Mendoza.

Os indicadores na categoria "Melhor Álbum de Música Alternativa" incluem "Claroscura", de Aterciopelados; "Puñal", de Dante Spinetta; "Fuerza Arará", de Telmary; "Mismo Sitio, Distinto Lugar", de Vetusta Morla, e "Aztlan", de Zoé.

"A Academia Latina de Gravação recebeu um recorde histórico sem precedentes de produtos inscritos para a 19ª Entrega Anual do Grammy Latino, o que resultou que neste ano temos um grupo diversificado de talentosos artistas, produtores e compositores", disse Gabriel Abaroa Jr., presidente/CEO da academia, em comunicado.

Os vencedores serão divulgados em 15 de novembro durante a cerimônia de premiação do Grammy Latino, em Las Vegas.