Topo

Organizadores do Oscar voltam atrás e desistem de categoria de "melhor filme popular" após críticas

06/09/2018 18h32

Por Jill Serjeant

LOS ANGELES (Reuters) - A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas informou nesta quinta-feira que não irá seguir adiante com a categoria proposta de "melhor filme popular" na cerimônia de premiação do Oscar no ano que vem.

A proposta, anunciada há um mês, foi alvo de amplas críticas da indústria cinematográfica e de críticos de cinema, que disseram que a nova categoria iria criar um sistema de dois níveis entre filmes populares e impopulares.

A Academia informou em comunicado que "implementar qualquer nova premiação tendo passado nove meses do ano cria desafios para filmes que já foram lançados" e que a proposta precisa de discussão adicional.

A Academia informou que "não irá apresentar a nova categoria de Oscar na 91ª premiação", em fevereiro de 2019.

"Tem havido uma ampla gama de reações à introdução da nova premiação e nós reconhecemos a necessidade de maiores discussões com nossos membros", disse a chefe-executiva da Academia, Dawn Hudson, em comunicado desta quinta-feira.

A ideia de uma categoria separada para filmes populares foi amplamente vista como uma tentativa de aumentar a audiência televisiva da cerimônia anual do Oscar. A audiência nos EUA da cerimônia de março de 2018 foi de 26,5 milhões de espectadores, a menor nos 90 anos de história da premiação.

Críticos disseram que a ideia irá colocar "filmes populares", como sucessos de bilheteria de super-heróis, contra o que veem como filmes "impopulares", menores e de cunho mais artístico.

Nos anos recentes, membros da Academia escolheram filmes independentes, como "Moonlight: Sob a Luz do Luar" e "A Forma da Água", como vencedores na categoria Melhor Filme, ao invés de sucessos de bilheteria como a franquia "Star Wars" ou filmes de super-herói, como "Mulher Maravilha", de 2017.