Topo

Monstros do cinema: Del Toro entrega prêmio pela obra a Cronenberg em Veneza

Guillermo del Toro entrega prêmio a David Cronenberg no Festival de Veneza - AFP/ALBERTO PIZZOLI
Guillermo del Toro entrega prêmio a David Cronenberg no Festival de Veneza Imagem: AFP/ALBERTO PIZZOLI

Lisa Keddie

Veneza (Itália)

06/09/2018 17h56

David Cronenberg recebeu um prêmio pelo conjunto de sua obra no Festival Internacional de Cinema de Veneza nesta quinta-feira por uma carreira de 50 anos dirigindo filmes assustadores.

Guillermo del Toro, diretor de "A Forma da Água" que se iniciou no gênero terror, deu o Leão de Ouro especial a Cronenberg em uma cerimônia na cidade italiana, onde o mexicano preside o júri deste ano.

"Somos ambos monstros, ele e eu", disse Cronenberg -- cujos filmes, como "Scanners - Sua Mente Pode Destruir" e "A Mosca", são considerados clássicos do gênero "terror biológico" -- a Del Toro em seu discurso de agradecimento.

"Vocês podem ter ouvido que nós dois temos um carinho por monstros, mas nós mesmos somos monstros do cinema e da arte".

O cineasta canadense, que também fez suspenses como "Gêmeos - Mórbida Semelhança" e "Marcas da Violência", pareceu encantado com o prêmio, inspirado no leão alado que é o símbolo de Veneza.

"Esta criatura, este leão, dourado e com lindas asas, também é um monstro... é feroz, é forte e ainda assim pode voar, pode se elevar em suas asas para os confins mais distantes da terra. Para mim isto é, isto representa o monstro da arte e da verdade, o que é algo que precisamos agora mais do que nunca".

"Longa vida ao monstro da arte, e que possa vencer todos os seus muitos inimigos!"

O Festival de Veneza vai até o dia 8 de setembro.