Topo

Royal Albert Hall ganha "calçada da fama" com estrelas de Eric Clapton e Churchill

Roger Daltrey e Eric Clapton em frente ao histórico Royal Albert Hall, em Londres - Dominic Lipinski/PA via AP
Roger Daltrey e Eric Clapton em frente ao histórico Royal Albert Hall, em Londres Imagem: Dominic Lipinski/PA via AP

Marie-Louise Gumuchian

De Londres (Reino Unido)

04/09/2018 13h19

A casa de shows londrina Royal Albert Hall, que já recebeu alguns dos maiores nomes do entretenimento, política e esporte, ganhou uma calçada da fama semelhante à de Hollywood, com homenageados que vão da rainha Vitória aos músicos Eric Clapton e Adele.

Prestando homenagem a "figuras essenciais" da história do edifício desde sua inauguração em 1871, as Estrelas do Royal Albert Hall celebram 11 pessoas e instituições com pedras esculpidas, cada uma decorada com uma estrela de bronze.

"Esta nova calçada da fama reconhece a diversidade sem igual da história do (Royal Albert) Hall e muitos dos personagens e eventos inesquecíveis que ajudaram a moldar esta instituição britânica", disse Craig Hassall, executivo-chefe do Royal Albert Hall, em comunicado.

Entre os nomes lembrados está a rainha britânica Vitória, que em 1867 deu início à construção do prédio, batizado em homenagem a seu marido, príncipe Albert.

Winston Churchill, ex-primeiro-ministro britânico, e o físico alemão Albert Einstein, que discursaram no local em diferentes ocasiões, também foram homenageados.

Entre as instituições reconhecidas estão as Sufragistas, que realizaram reuniões no prédio, a BBC Proms, uma série anual de concertos de música clássica, e os Bailes do Clube de Artes de Chelsea, que foram sediados no local na véspera de Ano Novo entre 1910 e 1958.

Algumas das figuras que estiveram no Royal Albert Hall em décadas mais recentes e que estão sendo homenageada agora incluem o campeão de boxe Muhammad Ali e os músicos Eric Clapton, Shirley Bassey e Adele.

Roger Daltrey, do The Who, que participou de apresentações da instituição de caridade Teenage Cancer Trust na casa de shows, completa a lista.

Clapton e Daltrey estavam entre os convidados que assistiram a inauguração oficial da calçada nesta terça-feira.