Topo

Irmãos Coen voltam ao terreno de Bravura Indômica com seis contos de velho oeste

02/09/2018 11h23

Por Lisa Keddie

VENEZA, Itália (Reuters) - Os fãs dos irmãos Coen ganham seis filmes pelo preço de um em "The Ballad of Buster Scruggs", uma antologia de histórias de faroeste estrelando, entre outros, James Franco, Liam Neeson, Tyne Daly e Tom Waits.

O filme, da equipe que realizou o aclamado remake do filme "Bravura Indômica" (True Grit), de John Wayne, em 2010, teve sua estreia mundial no Festival de Veneza esta semana, onde é um dos três filmes da Netflix competindo pelo Leão de Ouro.

"Nos Estados Unidos está tendo um lançamento nos cinemas", disse Ethan Coen em coletiva de imprensa, quando perguntado sobre como se sentia com o lançamento do filme no serviço de streaming.

"Somos pessoas do cinema e é importante para nós que as pessoas que queiram vê-lo em uma tela grande sejam capazes de fazê-lo", disse Ethan, que escreveu e dirigiu "Buster Scruggs" com o irmão Joel - uma parceria criativa de 35 anos de sucesso.

"Empresas diferentes têm modelos de negócios diferentes e maneiras diferentes de explorar o produto, mas quanto mais existem, formas mais diferentes, mais saudáveis para os negócios", disse Joel.

Os críticos deram um sinal de aprovação cauteloso ao filme.

"Se você fosse ser cínico sobre isso, você poderia dizer que 'The Ballad of Buster Scruggs' ainda é uma série da Netflix - é apenas uma que os Coen estão forçando você a assistir", disse Owen Gleiberman, da Variety.

"O filme roda 135 minutos, e como os episódios são de qualidade irregular (embora os melhores capturem e prendam você), você pode sentir, em alguns momentos, que é muito de uma coisa ok."

Peter Bradshaw, do The Guardian, chamou "Buster Scruggs" de  "hilária, lindamente feita, muito divertida e perturbadora antologia... vinhetas que mudam com uma força impressionante, de um sentimentalismo pitoresco a uma violência terrível".

O Festival de Veneza vai até 8 de setembro.