Topo

Filmes latino-americanos competem por prêmio principal do Festival de Veneza

29/08/2018 11h15

BUENOS AIRES (Reuters) - Dois filmes mexicanos e um argentino representarão a América Latina na competição oficial do Festival Internacional de Cinema de Veneza, que começa nesta quarta-feira e cujo júri é presidido pelo diretor Guillermo del Toro.

"Acusada", do diretor argentino Gonzalo Tobal, "Roma", do mexicano Alfonso Cuarón, e "Nuestro Tiempo", do também mexicano Carlos Reygadas, competirão com outros 18 filmes pelo Leão de Ouro, prêmio máximo do festival considerado como a primeira vitrine da temporada para os candidatos ao Oscar.

O filme argentino, protagonizado pelos atores Leo Sbaraglia, Lali Espósito, Inés Estévez e Gael García Bernal, conta a história de uma jovem cuja vida é transformada quando sua melhor amiga é assassinada brutalmente e anos mais tarde é acusada do crime, em um caso de grande exposição midiática.

Já "Roma", drama autobiográfico em preto e branco distribuído pela Netflix, relata em tom intimista um ano turbulento na vida de uma família de classe média na década de 1970 na Cidade do México e pinta um quadro poético sobre o matriarcado que marcou o mundo de Cuarón.

"Há períodos da história que deixam marcas nas sociedades e momentos da vida que nos transformam como indivíduos", disse Cuarón, vencedor do Oscar por "Gravidade", em declarações publicadas no site oficial do festival. "'Roma' é uma tentativa de capturar a lembrança de eventos que vivi há quase 50 anos".

"Nuestro Tiempo" é protagonizado pelo próprio Reygadas, que dá vida a um homem que mantém uma relação aberta com sua mulher, interpretada por sua esposa na vida real. O conflito aparece quando ele descobre que sua esposa se apaixonou por outro homem.

Também concorrem ao prêmio os filmes "The Ballad of Buster Scruggs", de Ethan Coen e Joel Coen, "Double Vies", de Olivier Assayas, e "O Primeiro Homem", de Damien Chazelle, que é protagonizado por Ryan Gosling e inaugurará o festival.

(Reportagem de Lucila Sigal)