Festival de Veneza atrai nata de Hollywood e estreia de "O Primeiro Homem"
Quando Ryan Gosling desembarcar no Lido de Veneza nesta semana, será um pequeno passo para o ator de Hollywood, mas possivelmente outro salto para o festival de cinema mais antigo do mundo.
O filme "O Primeiro Homem", no qual Gosling interpreta o astronauta pioneiro Neil Armstrong, inaugura um festival que se recuperou de um período de decadência e é visto cada vez mais como o primeiro palco da temporada para vencedores em potencial do Oscar.
Esse prestígio -- somado à decisão da Netflix de boicotar o Festival de Cannes em maio por causa de uma discórdia que opôs o streaming à exibição em cinemas -- vem atraindo atores e diretores de primeiro escalão a Veneza.
"O número de talentos e astros é tão grande que é impossível lembrar todos os nomes agora", disse o diretor artístico Alberto Barbera.
Ele recuperou a reputação do evento nos últimos anos exibindo uma série de filmes norte-americanos mais artísticos, como "Gravidade", "A Forma da Água" e "La La Land ? Cantando Estações", que foi de Veneza à consagração no Oscar.
"Agora a Mostra voltou a ser como era no passado", disse Barbera à Reuters, usando o nome italiano do festival.
A Mostra começa na quarta-feira com "O Primeiro Homem", no qual Gosling voltou a trabalhar com Damien Chazelle, que venceu como melhor diretor por "La La Land".
Chazelle, de 33 anos, disse que seu novo filme é "sobre a lua e a cozinha" -- ele tenta mostrar o lado pessoal da aventura espacial épica que fez de Armstrong, membro da missão Apollo 11, o primeiro homem a pisar na lua em 1969.
O lançamento é um dos 21 títulos da Europa, do Japão, da Austrália e das Américas que disputarão o Leão de Ouro, o principal prêmio de Veneza.
Já Lady Gaga empresta seu glamour pop à protagonista de "Nasce Uma Estrela", atuando ao lado do diretor estreante Bradley Cooper na produção fora da competição.
O Netflix levará seis filmes a Veneza, alguns deles fortes candidatos a prêmios.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.