Topo

Danny DeVito receberá prêmio em Festival de San Sebastián por trajetória audiovisual

20/08/2018 11h53

GENTE-DEVITO-PREMIACAO:Danny DeVito receberá prêmio em Festival de San Sebastián por trajetória audiovisual

Por Sabela Ojea

MADRI (Reuters) - O ator, diretor e produtor norte-americano de ascendência italiana Danny DeVito receberá o Prêmio Donostia na 66ª edição do Festival Internacional de Cinema de San Sebastián em reconhecimento à sua trajetória no mundo do teatro, cinema e televisão, anunciou o festival nesta segunda-feira.

DeVito, ganhador de um Globo de Ouro e um Emmy, é conhecido por seus personagens em filmes como "Um Estranho no Ninho"(1975), "Os Rivais" (1987), "Irmãos Gêmeos" (1988) e também por seus papéis nas séries "Taxi" (1978) e "It's Always Sunny in Philadelphia "(2005).

O Festival de San Sebastián homenageará o ator pelas quase cinco décadas dedicadas ao mundo audiovisual, e DeVito receberá o prêmio no palácio Kursaal no dia 22 de setembro, um dia antes de apresentar seu novo filme, a animação "PéPequeno", durante o festival.

Diretores como Tim Burton, Francis Ford Coppola e Milos Forman já contaram com ele para suas obras, e sua participação em um dos filmes da franquia "Batman" como o personagem Pinguim e seu papel como o gêmeo de Arnold Schwarzenegger o transformaram em um rosto querido pelo grande público.

Sua experiência como diretor e protagonista de seus próprios filmes também é notável, como se vê em "Matilda" (1996), "Hoffa ? Um Homem, Uma Lenda" (1992) e "Curmudgeons"(2016).

         (Por Sabela Ojea Guix)